Planos para o Ano Novo, versão para Pais

O ano novo tem a magia de recomeço, de início de um novo ciclo. A passagem de ano representa assim um marco, quer temporal, quer em termos de vida.

Deste modo, usualmente aproveitamos esta ocasião do ano novo não só para fazer balanços do ano anterior, como igualmente para definir planos e metas.

A sugestão do Psicologo.pt ® é aproveitar este exercício, numa versão para Pais, respondendo à questão: “Como é que o meu filho(a) pode planear o seu ano novo?”

Comecemos, então, por definir o que são planos e o que o que é o Ano Novo, na versão criança:

1. Planos

Planear é um processo mental e emocional.

E se no adulto planear é sobretudo racional, e às vezes até demais, na criança o processo é  o inverso.

Assim, a estratégia que os pais podem usar é utilizar o conceito de desejos para através das emoções ensinar a pensar e a planear

Deste modo, cognitivamente planear é antecipar algo, é criar esquemas mentais para o futuro, visualizando cenários.

2. Ano Novo

Por outro lado, o ano novo é um conceito temporal, protocolado socialmente.

No entanto, o tempo tem uma dimensão aparentemente diferente consoante a idade, e para uma criança um ano parece algo muito maior que para um adulto.

Assim, importa ajustar o conceito temporal neste exercício.

Estratégias:

Agora, vamos lá às estratégias que os Pais podem usar com as crianças:

– Usar Folhas de Papel

Planear significa sobretudo escrever (ou desenhar, de acordo com a idade).

Assim, aconselha-se o uso de folhas de papel que poderão para ficar penduradas em local visível (no frigorífico ou no quarto da criança).

– Criar um Calendário

Veja com a criança o que é um ano, de acordo com a idade. Ou seja, enquadre temporalmente o intervalo de que estamos a falar.

Um ano pode ser definido por 12 meses, como os calendários mais clássicos fazem, mas pode igualmente ser definido pelos marcos mais importantes da criança.

Importa usar um calendário que a criança perceba e saiba usar.

Vejamos os exemplos:

Ano 2020 – 12 meses

Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho
           
Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
           

Ano 2020 – Férias Escolares

férias de natal férias de carnaval férias da páscoa férias de verão
       

Ano 2020 – Aniversário

antes do meu aniversário aniversário depois do meu aniversário
     

– Criar uma Lista de Desejos

Qual é a minha Lista de Desejos para este ano?

Este exercício é simples e o objetivo é os pais começarem por ajudar o menos possível a criança.

Eu sei que por vezes não é fácil e a tendência é logo ajudar. Não o façam. Deixem a criança enfrentar as dificuldades e dúvidas “sozinha”, e ir descobrindo respostas.

O conceito de desejos aqui pode ser muito diversificado. Deixem fluir, que depois tende a ser filtrado.

– Classificar a Lista de Desejos

Tendencialmente a lista de desejos vai ser baralhada com uma carta ao pai natal ou lista de presentes para o aniversário.

É provável que a criança na sua lista de desejos olhe apenas ou sobretudo para as suas necessidades.

Assim, podemos agora desafiar a criança a classificar os desejos que escreveu, olhando assim para si mesma (estamos a racionalizar as emoções, como dissemos que íamos fazer).

As classificações podem ser categorias simples, como por exemplo: desejos para mim, desejos para a minha família, desejos materiais, desejos não materiais, desejos para os meus pais, desejos para os amigos, etc.

O objetivo é ajudar a criança a olhar para o que desejou.

5. Escala de importância

O exercício a seguir é classificar a importância dos desejos.

O conceito importância é variável e é a criança que define, com a ajuda do adulto, se preciso for.

Podem usar uma escala TOP 5, de 1 a 5, por exemplo, onde o 1 é o desejo mais importante e o 5 é o desejo menos importante.

E pronto, aqui fica a proposta de ano novo para os pais e crianças.

Se tiverem dúvidas ou sugestões, basta dizer.

Aproveito para desejar a todos um excelente 2020 J

Abraço,

Hugo Santos, Psicólogo

www.psicologo.pt

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